terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

parei a riso, montes de riso, quando a escrever sobre luas-de-mel dei por mim a ter um monólogo completamente reaccionário. a conversa já ia na invenção do mercado, completamente o contrário de onde terá surgido o cliché, sim porque a lua-de-mel é um cliché, debaixo das luas no mês e a beber mel era como ficavam os casais recém casados e escondidinhos do mundo na Roma Antiga. e eu acredito muito em luas-de-mel, ai se acredito!, mas a tempo inteiro sem que a inteirice não exclua o fel e com ele saiba bem estar.

e depois do riso, ora assim a agência de viagem em vez de vender viagens passaria a vender a ideia de antítese, pensei seriamente no quanto um bom copywriter tem também de ser um bom actor de ideias. e lá fiz um texto coberto de luas e de mel, à moda antiga romana, porém com uma nuance completamente actual: um destino que, fora da Europa, talvez seja um bom local para fazer crescer a família. uma pitada de emigração misturada com lua de mel será uma inovação regada a doce. falar de falsos casais e de falsos tesões e de falsas sociedades é que não podia ser...porque o que faz vender viagens é, não a realidade lunar, a ilusão.


5 comentários:

  1. Excelente assunto. Nunca percebi, desde que me conheço, o que é uma lua de mel.

    Quem me explica?

    É como o "Pai Natal"?

    Hoje estou particularmente incisivo. Mas parece-me fazer algum sentido a minha ignorância. De aí a dúvida.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Porque não Sol com morangos?

    Sempre era mais colorido.

    Emendo: Hoje estou particularmente chato.

    Beijos, outra vez.

    P.S.

    Olinda, desculpa-me usar o teu sítio (é a ssim não é?) para tentar perceber algumas coisitas que "se" me escapam

    ResponderEliminar
  3. olha, tive de pesquisar a origem que é a seguinte: ritual oriundo de tempos muito antigos quando nas tribos germânicas se casavam e, durante um mês inteiro, no decorrer da lua nova, os casais bebiam uma mistura imensamente doce feita com mel. E para quê? Simplesmente para terem sorte...
    Também os romanos, dizem, fizeram nascer este lugar-comum quando chegam até nós histórias que relatam que os homens, após o casamento, levavam as suas mulheres para um local carregado de secretismo para que não pudessem ser encontrados por ninguém - principalmente pelos pais das noivas - onde ficavam enroscadinhos durante quatro luas, o que daria mais ou menos um mês. E durante esse período encantado, e adocicado já que bebiam um preparado à base de mel, a mulher - se ainda não estava - ficava completamente rendida ao seu marido.

    ResponderEliminar
  4. na actualidade uma lua de mel - com as devidas excepções -, é uma invenção do mercado para gastar o guito de duas pessoas que estão convencidas de que o casamento é a festa e o pinanço dos dias seguintes. :-)

    ResponderEliminar
  5. Esclarecidísssimo :-)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.