sábado, 18 de outubro de 2014

Azeite em Escala de Intensidades de Sabor para um Nicho


Um tipo de azeite para cada ocasião é o novo conceito, à semelhança do café, a ser introduzido por uma campanha da Gallo. Querem fazer da iguaria culinária uma espécie de Nespresso e o investimento para esta causa rondará os cinco milhões de euros só em Portugal. (Estão a querer chamar azeiteiro ao Clooney?)

Nova forma de escolher azeite durante as compras é motivo de inspiração de nova campanha com uma escala de intensidades de sabor

Uma escala de sabor e utilizações específicas, à semelhança do café Nespresso, é o grande objectivo da campanha que está a ser preparada pela Gallo do nosso azeite. Em breve as prateleiras dos supermercados e das lojinhas tradicionais deixarão uma pergunta no ar e na cabeça do consumidor já que perante a oferta passaremos a dizer, em vez do habitual que gallo!, qual gallo?.

O projecto já vem a cantar desde 2011 com o lançamento de uma nova garrafa de vidro escuro - a intenção é preservar, valorizando, a qualidade do azeite. A grande novidade, porém, tem que ver com a criação de uma escala de intensidades de sabor, a apreciar pelo rótulo, que distingue os vários tipos de azeite: quatro graus de intensidade de sabor, identificados por gotas (da meia gota às três gotas) e que distinguem os sabores extra suave, suave, clássico e reserva. A ideia, desmistifiquemos desde já, é levarmos uma de cada para casa.
Agora o investimento: são cinco milhões deles panadinhos em azeite para a campanha de intensidades de sabor só em Portugal - porque depois seguir-se-á o Brasil, a China e, talvez entre outros, Angola.

O azeite no panorama nacional do retalho: estimular o consumo, e as vendas, é mesmo preciso... mas será que este é um produto para todos os portugueses?

Não que tenham dito desta maneira, obviamente, mas a verdade é que os portugueses andam a regar o bacalhau e as batatas com óleo que nem sequer deve ser do fula. Ora isto remete-nos para a triste realidade do país: o azeite, tão tradicional por cá, está a ser descurado. Mais: o des(Governo), que é um valente azeiteiro, está a roubar o azeite da mesa dos portugueses. Adiante.
Dados da Nielson referem que as vendas de azeite no mercado retalhista estão em queda. Torna-se, por isso, urgente dinamizar e valorizar este produto tão querido dos portugueses. A grande questão que me surge é se o português actual da antiga classe média consegue levar para casa quatro intensidades e sabores em forma de azeite, o que nos remete para um mercado de nichos...

A comprovar esta minha teoria estão os números: em termos globais 100% das famílias portuguesas têm azeite em casa e 53% usam-no várias vezes por dia. Lá está, o em termos globais é uma generalização que cai na sensível metade que o utiliza...

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