quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

civismo não há

Ontem chorei

Civismo não há. Ontem chorei muito e não dormi a noite toda. Ela também não. Depois de jantar fomos dar o passeio, a volta do costume. mas ontem não foi uma noite normal. Os dois cães enormes soltaram-se e vieram em direcção a nós. As duas, parecidas em tanta coisa mas imensamente no que se refere ao acolhimento, sorrimos - eu em um olá prolongado e ela abanando o rabo de pêlo farto e solto. Veio o primeiro e abocanhou-a; veio o segundo abocanhar também. Estávamos as duas sozinhas na solidão do medo e do desespero.

Onde está o civismo?

Porque faz parte do civismo a entreajuda, aquela coisa que supostamente é inerente à condição de ser humano, estávamos e ali ficámos sozinhas por dentro do medo partilhado. Os carros que passavam foram parando com os meus gritos - mas ninguém saiu para me ajudar; havia transeuntes na rua, era cedo, mas ninguém se aproximou; havia apenas o céu imenso que me acolheu na sua escuridão e o eco da nossa aflição que parecia, e foi, mudo para o mundo.

O zelo pelo progresso da pátria também passa pela entreajuda

Ajudar - tão simples e tão miseravelmente omisso na Cidade. Perante uma chacina prestes a acontecer, dela e minha, descobri o flagelo da falta de civismo. A covardia das pessoas assusta - assusta quase tanto quanto os dentes afiados de dois cães gigantes a abocanhar uma cadela peluda e doce; a falta de civismo morde e rasga quase tanto como dois cães raivosos com o mundo.

Serão os cães raivosos o reflexo da falta de civismo?

A aproximação da raiva perante duas inocentes é em tudo semelhante ao afastamento das pessoas perante uma chacina em potência: liga-as o desprezo pela vida; liga-as a miséria do não se ser; liga-as a omissão perante a dor e o desespero; liga-as a irresponsabilidade fanática da inconsciência; liga-as o nojo atroz pela solidariedade e entreajuda.

Ela-eu, tu: afinal não somos iguais

Amanheceu e há susto. Amanheceu e há medo. Amanheceu e há tristeza. Amanheceu e há a certeza de que o civismo anda moribundo. Amanheceu e a certeza continua de que aquelas pessoas tiveram um sono tranquilo, uma noite descansada. Amanheceu e até a manhã gelada acredita no gelo delas, na indignidade que é o mau carácter de não se dar a mão nem a palavra a alguém. Amanheceu e o país está cada vez mais pobre: são cada vez menos os que zelam, valentia e coragem, pelo progresso da pátria. Amanheceu e eu continuo a chorar pelo que escasseia, pelo que não há. Amanheceu e ela está enroscada na sua vergonha de ter sido abocanhada por dois cães raivosos. Amanheceu e a tristeza, é a tristeza e a vergonha, cobre-se de civismo - do civismo que os que se têm como gente não têm.
Definitivamente: miseráveis covardes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.