segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Foi você que pediu um estágio?

Surgem, neste Governo, como ervas selvagens, os estágios profissionais. Trata-se, à primeira vista, de uma forte tentativa de reduzir a taxa de desemprego por ciclo virtuoso: o estado apoia as empresas na contratação, a chamada medida estímulo 2013, que por sua vez fomentam a criação líquida de postos de trabalho. Bem sei que parecem ser coisas distintas falar de estágios profissionais e depois metê-los no mesmo saco da tal medida – parecem mas não são porque, na realidade, ambos resolvem uma pequeníssima fatia de problemas de uma outra, ainda mais fina, da população desempregada.

Quase vinte anos de carreira – quer um estágio?

A frequência de anúncios ao abrigo da medida estímulo tem vindo a aumentar dia para dia e a resposta, ou candidatura, aos mesmos está dependente de uma série de requisitos para o tal estágio – que é como designam, entidade empregadora, o tipo de trabalho: estar abrangido pela possibilidade de estágio na asa da medida estímulo 2013 que significa exactamente estar na penúria das penúrias sem descontar para a segurança social há mais de um ano. Ou seja até quem tem trabalhado, e pouco, e mal, precariamente, a recibos verdes está inibido de candidatar-se à oferta de emprego. Quer dizer o estado financia as empresas e estas, por sua vez, exigem experiência e competência e disponibilidade mas, ao mesmo tempo, recrutam pessoas que para cumprirem com os requisitos exigidos só podem ser extraterrestres. Exagero? Sim, um pouco – mas só no conteúdo e nunca na forma de sentir a injustiça.

As empresas, que aproveitam o financiamento – e sem olharem ao perfil académico e de experiência no mercado de trabalho do candidato -, estão a ser estimuladas a dar uma migalhinha aos desgraçados (desgraçado, anote aí, é o que é sozinho a tratar dos filhos ou  o que sustenta a casa porque o outro está desempregado ou é ignorante ou é nada disto que disse, pelo contrário, até tem quase vinte anos de experiência e trinta de formação mas no último ano fez uns descontozitos para a segurança social) e aos que têm necessariamente de cair em desgraça para poderem concorrer à tal oferta de emprego que exige candidatos com disponibilidade de eleição ao abrigo da medida. E a minha pergunta é a seguinte: o Governo não sabe que grande parte da população desempregada tem formação superior? E que uma empresa é tão mais considerada desenvolvida quanto maior for o número de quadros superiores? E que a qualidade está directamente relacionada com a excelência que por sua vez se traduz na aposta na investigação e desenvolvimento que por sua vez faz a vantagem competitiva e a expansão da empresa e o contributo no saldo positivo da balança comercial para o país? Que vem a ser isto de chamar estágio a um emprego? E que vem a ser aquilo de darem a entender aos empresários que o capital humano não tem valor monetário agregado e que pode ser pago a miseráveis IAS (valor do IAS em 2023 - €419,22)?


Estágio, estágio, estágio, estágio. É preciso emprego, neste país,  não é estágio – aquela coisa de experienciar a novidade do mercado de trabalho para colocar no CV para, talvez um dia, se conseguir um emprego. Perceberam?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.