segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

imprescindíveis



nutro um carinho especial por colheres de pau. na restauração é proibida a sua utilização por conta das bactérias que acolhem e mantêm no meio da madeira - percebe-se e subscrevem-se as regras do HACCP. no entanto, na minha cozinha - ou em qualquer outra que me sirva de base da alquimia -, são-me imprescindíveis: pequenas, grandes, ponta reconda ou quadrada, rasas ou fundas, não interessa. o que me importa é que sejam de pau e quanto mais antiga e carcomida fôr a madeira melhor. são lindas, maravilhosas, de uma elegância estonteante por fazerem com delicadeza os movimentos que inauguram o manjar. hei-de arrecadar muitas colheres de pau para quando chegar o dia em que simplesmente não serão fabricadas, a mim não me faltarem.

e hoje encontrei mais uma, moreninha, quase torradinha nas extremidades, uma beldade.