segunda-feira, 18 de abril de 2011

sabias disto?

a expressão 'olho por olho e dente por dente' surgiu quando o povo decidiu traduzir a lei de tailão, no mais antigo sistema legal já descoberto, no código de hammurabi, cujo artigo mais emblemático refere-se à punição dos crimes graves pela aplicação da reciprocidade: o mal causado a alguém era igual ao castigo.

curiosamente, os sistemas legais foram alterando mas esta lei continua actualíssima ao nível da justiça pessoal. e é nestas e em muitas outras coisas que, cérebro em cruzamento, o meu, concluo: são tão poucas as gentes que, de facto, evoluem; o humano, que não sabe ser, esquece-se da evolução mais básica e mais importante que existe - a de si próprio. e o mundo, redondo, não passa, de isso mesmo, de um círculo gigante e viciado de maldades que geram maldades para vingarem maldades - tudo mal, tudo ao contrário. e são, curiosamente, os elos mais fortes - os que contrariam o círculo vicioso - que são tidos (e punidos) como os mais fracos. e isto, simplesmente, porque contrariam a corrente ao exaltarem as coisas simples e básicas. e é tão simples de perceber - e é tão complicado de fazer perceber. tão simples e tão complicado porque depende de cada um.

e tu:  não queres começar hoje a ser simplesmente simples, tailãonês? é simples: começa, simplesmente, pelo básico se não queres permanecer básico. e isto, sim, é básico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.